Strict-Transport-Security: max-age=63072000; includeSubDomains; preloadVocê sabe o que é e como funciona o micro-agulhamento?

 Qual a finalidade e como funciona o micro-agulhamento

 em micro-agulhamento

Qual a finalidade e como funciona o Micro-agulhamento.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da técnica de micro-agulhamento não é mesmo?! Muitas pessoas que se preocupam com a sua aparência estão procurando e falando sobre esse tratamento; é bem comum vermos em redes sociais e sites pessoas conversando e tirando dúvidas sobre o assunto.

O micro-agulhamento ou indução percutânea de colágeno tem atraído quem busca de melhorias na pele e auxilio em tratamentos estéticos. Ele é um tratamento que estimula a produção de novas fibras colágenas e novas células, e pode ajudar a melhorar ou até mesmo curar problemas de manchas, marcas de acne, rugas, linhas de expressão, entre outros problemas estéticos, através do estímulo natural de micro agulhas.

Mas você sabe quais as finalidades e como realmente funciona esse tratamento?

Nesse artigo você vai entender melhor sobre o micro-agulhamento, para quais finalidades ele realmente tem bons resultados e como é feito.

 

O que é micro-agulhamento

Um tratamento que faz micro perfurações na pele causando pequenos processos inflamatórios capazes de estimular a produção de fibroblastos, que é uma das células do nosso organismo que estimula a produção de colágeno.

O micro-agulhamento pode ser realizado de duas formas:

Com um aparelho manual chamado de Dermaroller.

Com aparelho automático chamado de DermaPen.

As agulhas vão fazendo mini furinhos em toda a pele causando esses processos inflamatórios que iniciam um ciclo de regeneração deixando a pele uniforme, atenuando as cicatrizes e marcas de acne, além de outros traumas.

O tratamento pode ser um pouquinho dolorido, tendo a opção de anestesia, é claro, mas o seu resultado é visto em pouco tempo, logo após já é possível sentir a pele mais lisa, e em seguida as outras melhorias vão aparecendo.

 

Qual a finalidade do micro-agulhamento

Estimular a pele para produzir substâncias e a indução percutânea de colágeno.

O micro-agulhamento induz a pele a um processo de várias fases resultando na produção de substâncias que estimulam a regeneração e melhoram a aparência da pele.

Ele é indicado para pessoas com flacidez tissular, cicatrizes, rugas, cicatrizes de acne, linhas de expressão, traumas que deixam marcas ou com manchas e demais melhorias da pele em geral.

 

Como funciona o micro-agulhamento 

As agulhas dos aparelhos penetram na pele causado micro ferimentos, a pele fica bem vermelha, e a sua regeneração é estimulada naturalmente, gerando produção de colágeno, elastina, ácido Hialurônico, dentre outros.

Inicialmente, com a passagem do rolo com as agulhas acontece a perda da integridade da barreira cutânea sendo o alvo a dissociação dos queratinócitos que resulta na liberação de citocinas, entre elas a interleucina.

O processo de cicatrização ocorre em 3 fases:

A primeira injúria que é a liberação de plaquetas e neutrófilos responsáveis pela liberação de fatores de crescimento.

A segunda é quando neutrófilos são substituídos por monócitos e ocorrem processos de anfigênese, epitelização e proliferação de fibroblastos. Gerando em seguida a produção de colágeno, glicosaminoglicanos e proteoglinas. Mais ou menos 5 dias depois todo esse processo possibilita o depósito de colágeno logo abaixo da camada basal da epiderme.

A terceira fase, na maturação o colágeno tipo III começa a ser substituído por colágeno tipo I que possui mais qualidade.

 

Como garantir melhores resultados no tratamento.

Seguir as orientações profissionais é de extrema importância para o bom resultado de qualquer procedimento relacionado a sua saúde.

Com o tratamento por micro-agulhamento não é diferente, é preciso seguir as ordens de como proceder antes e após o procedimento, evitando problemas.

Vamos ver algumas dicas:

• Uma boa limpeza na pele antes desse tratamento é muito bem-vinda.
• O consumo de vitamina C também pode ajudar nos resultados satisfatórios.
• É importante não se expor ao sol durante o processo inflamatório da pele.
• Evitar contato com animais.
• Utilizar os produtos indicados pelo profissional que fez o procedimento.

Quem pode fazer esse tratamento.

Esse tratamento até pode ser feito em casa em alguns casos, porém é mais indicado que seja feito sempre por profissionais de harmonização orofacial e estética, pois como vimos tem um processo de cicatrização longo e por criar pequenos ferimentos precisa de um cuidado muito especial para não gerar problemas como infecção ou inflamações em níveis mais sérios.

Existem também detalhes de indicação e contraindicaçãoque só através de profissional qualificado é possível ter um diagnóstico preciso.

Ele é indicado para:

• Redução de cicatrizes de acne
• Redução de rugas
• Redução de Melasma
• Melhora a textura da pele
• Redução de poros
• Reduzir cicatrizes traumáticas

Ele é contraindicado para:

• Diabéticos
• Pessoas em tratamento de câncer
• Infecções ativas como herpes e outras
• Tendência a queloides
• Gestantes
• Imunossupressão

Conclusão:

O tratamento com micro-agulhamento pode ajudar em diversos problemas estéticos.

Como vimos nesse artigo ele gera um processo inflamatório que vai estimular a produção de colágeno e outras substâncias regenerativas.

O resultado é uma pele renovada e aos poucos o sumiço de manchas de acne, estrias, rugas, linhas de expressão, melasma entre outros problemas.

É indicado que esse tratamento seja feito com um especialista em harmonização orofacial, que vai poder dar um diagnóstico mais preciso e até mesmo alinhar com outros tratamentos para um resultado ainda mais satisfatório.

É importante lembrar que como em todo tratamento de saúde é preciso seguir as orientações médicas, tanto antes, quanto depois do procedimento. Assim você garante um melhor resultado e evitando problemas, ou seja, você fica mais seguro e satisfeito.